top of page

Organizar o que detestamos: limpezas


Quem gosta de limpar a casa? Eu detesto. E por isso preciso de me organizar para fazê-lo gastando o mínimo de tempo e de paciência. E para isso criei umas listas de planeamento mesmo muito úteis e que hoje partilho aqui.

Já tive empregadas domésticas boas, mais-ou-menos e péssimas, mas actualmente sou eu mesma que faço as tarefas domésticas e preciso de organizar bem o meu tempo e a minha energia para mais esse trabalho. Lentamente, fui fazendo uma lista de tudo o que tinha a fazer na arrumação e limpeza da casa, mesmo as tarefas mais básicas como despejar o lixo, e as anuais, como desentupir o escoamento de água da chuva no terraço. Como todas as semanas me lembro de mais alguma coisa, esta vai sendo uma lista em crescimento e que certamente terá muitas reedições. E é a lista actual que está disponível para download inteiramente gratuito: basta ir ao separador "Organização" e fazer o download do pdf.

Para além de ter uma lista de tarefas, dividi-as em diárias, semanais, mensais e pontuais, para tentar não me esquecer de nada nem fazer a mesma coisa pouco tempo depois. A tal ambição de não perder tempo ou energia com as limpezas... Esta divisão permite saber quando uma tarefa foi cumprida e não a repetir sem necessidade. Como sou cabeça na lua, isto é muito importante para mim e por isso a tabela tem 15 dias seguidos, para me dar pelo menos uma visão quinzenal.

Há algum tempo, enquanto costurava, descobri que funciono melhor se cronometrar o que estou a fazer, precisamente porque me disperso muito e porque quero fazer tudo muito perfeitinho, o que leva uma imensidão de tempo. Comecei a cronometrar também as tarefas domésticas e isso tem-me ajudado a aumentar a rapidez. Tem também proporcionado algumas surpresas, como descobrir hoje que a roupa da última semana demorou 35 minutos a separar e dobrar... Por isso, há um espaço para registar o tempo de cada tarefa, caso sejam como eu.

Espero que a lista possa dar uma ajuda, pois tem-me dado uma boa ajuda na organização. Bom mesmo seria uma lista que fizesse realmente as tarefas, mas acho que ainda teremos que esperar muito tempo por uma app maravilha que nos salve do aspirador...

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
FOLLOW ME
ETIQUETAS
ARQUIVO
INSTAGRAM
bottom of page